Pernambuco guarda muitos tesouros. Um deles, o Arquipélago de Fernando de Noronha, consagrado pela UNESCO 'Sítio do Patrimônio Mundial Natural" e eleito em 2007 como uma das sete maravilhas de Pernambuco.
Magnífico santuário ecológico, o arquipélago está situado em meio ao Oceano Atlântico, a 540km da costa pernambucana.
De origem vulcânica e com uma área de 26km², o arquipélago é formado por 21 ilhas e rochedos. Na principal ilha, com 18km² e a única povoada, tudo encanta: o mar verde esmeralda de suas 17 praias, distribuídas entre o Mar de Dentro, lado da ilha voltado para o Brasil, e o Mar de Fora, litoral voltado para a África: o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico, cartões postais da ilha; o balé dos golfinhos rotadores; a estrutura receptiva de hospedagem e alimentação; a antiga Vila dos Remédios, principal núcleo urbano e cenário de monumentos históricos.
Noronha também oferece o Museu do Tubarão, o Museu da Energia, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha e o Memorial Noronhense.
Imperdível realizar trilhas ecológicas e passeios de barco, sem falar nas incríveis oportunidades de mergulho. São poucos os lugares que tem media de temperatura de 26ºC e visibilidade de até 50m. Isso sem falar na diversidade da vida marinha.
Fonte: Descubra Pernambuco - EMPETUR-Empresa Pernambucana de Turismo
Fotos: Antonio Melcop (cedidas pela adm de Noronha)